Cirurgia Endóscópica da Coluna

O que é uma discetomia endoscópica?

Uma discectomia endoscópica é uma cirurgia minimamente invasiva para tratar hérnia discal ou hérnia de disco na coluna vertebral. A cirurgia utiliza um endoscópio, que é um instrumento longo e fino com uma câmara, para visualizar e remover a parte do disco que está comprimir a raiz nervosa. A cirurgia geralmente é realizada sob anestesia geral embora, em determinadas situações, possa também ser realizada com anestesia local. O objetivo da cirurgia é a remoção do disco que se deslocou e que está a comprimir a raiz nervosa, com o menor dano possível sobre as estruturas musculares da coluna, permitindo uma recuperação rápida.

Como se realiza o procedimento?

A discectomia endoscópica é realizada sob anestesia geral ou local e geralmente dura cerca de 1 hora. Durante o procedimento: O cirurgião faz uma pequena incisão na pele na região da coluna vertebral para inserir o endoscópio. O endoscópio é guiado até o local da hérnia de disco, com a ajuda de imagens de raio-x ou outros equipamentos de visualização. O fragmento do disco que exerce pressão sobre a raiz nervosa é removido com o uso de pequenos instrumentos cirúrgicos guiados pelo endoscópio. O endoscópio é removido e a incisão é fechada um ponto de sutura. 

 

Após a cirurgia, é comum sentir dor e desconforto na região operada, mas esses sintomas são habitualmente menos intensos do que na cirurgia clássica. O alívio da dor na perna é, na maioria dos casos, praticamente imediato, podendo os doentes caminhar e mesmo ter alta no próprio dia da cirurgia. O retorno à atividade laboral depende do tipo de trabalho mas pode acontecer pelas 3-4 semanas, nas profissões menos exigentes do ponto de vista físico. O regresso à atividade desportiva pode iniciar-se, de forma faseada, a partir das 4 semanas após a cirurgia.

 

Quais são os principais benefícios deste tipo de cirurgia minimamente invasiva?

A discectomia endoscópica tem vários benefícios em comparação com outros tipos de cirurgia de coluna vertebral: Menor dor pós-operatória: A cirurgia minimamente invasiva causa menos dor e desconforto do que as cirurgias abertas, pois as incisões são menores e há menos danos aos tecidos circundantes. Tempo de recuperação mais curto: A cirurgia minimamente invasiva geralmente permite que os pacientes recuperem mais rapidamente e voltem às suas atividades habituais mais cedo do que com cirurgias abertas. Cicatrizes menos inestéticas: As incisões pequenas na discectomia endoscópica resultam em cicatrizes que praticamente não são visíveis. Menor risco de hemorragia: A cirurgia minimamente invasiva geralmente causa menos hemorragia do que as cirurgias abertas. Menos risco de complicações: A discectomia endoscópica tem um risco menor de complicações, como infecções e problemas de cicatrização, em comparação com as cirurgias abertas.

 

Agendar Consulta

Fale connosco para mais informações, agende a sua consulta presencial ou online aqui: 

A.L.CALHEIROS CENTRO DA COLUNA

E RADIOCIRURGIA , LDA | 507786181

Envie-nos as suas dúvidas ou

agende a sua consulta aqui:

CENTRO DE NEUROCIRURGIA E OZONOTERAPIA | DR. ALFREDO CALHEIROS | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS